Um novo e importante rival da Midjourney chegou - eis como experimentar o Flux de código aberto
Por: Moacyr Mello
Um novo gerador de imagens de IA chamado Flux.1 surgiu na cena e está rapidamente acumulando elogios por seus resultados de ponta e pelo fato de ser um modelo de código aberto. O Flux foi construído pelo Black Forest Labs, cujos fundadores estavam anteriormente na Stability AI, a criadora da popular linha Stable Diffusion de modelos de imagens de IA. Alguns estão chamando o conjunto de modelos Flux de sucessor do Stable Diffusion e possivelmente um grande divisor de águas para ferramentas de IA generativas acessíveis e de alta qualidade.
Há três versões do Flux.1: Pro, Dev e Schnell, em ordem decrescente de tamanho. A versão Pro é projetada para uso comercial, com empresas já incorporando-a para oferecer serviços de imagem de IA generativa para seus assinantes. As versões Dev e Schnell são otimizadas para diferentes níveis de desempenho e velocidade.O que diferencia o Flux do Midjourney, Stable Diffusion e muitos de seus concorrentes?
Mais notavelmente, os dois modelos menores podem rodar em hardware razoavelmente bom, como laptops de alto desempenho. Isso o torna mais acessível a uma gama mais ampla de usuários, incluindo amadores, desenvolvedores e pequenas empresas que podem não ter recursos para investir em ferramentas proprietárias mais caras. Isso também significa que você não precisa depender de acesso à Internet ou armazenamento em nuvem para executar o Flux.
E, embora o Midjourney tenha sido elogiado por sua capacidade de criar imagens altamente detalhadas e visualmente atraentes, o Flux afirma oferecer algumas vantagens distintas, particularmente na renderização de figuras humanas. O Black Forest Labs agora está trabalhando para adicionar um modelo de texto para vídeo ao seu portfólio."Profundamente enraizada na comunidade de pesquisa de IA generativa, nossa missão é desenvolver e avançar modelos de aprendizado profundo generativo de última geração para mídias como imagens e vídeos, e expandir os limites da criatividade, eficiência e diversidade.
Acreditamos que a IA generativa será um bloco de construção fundamental de todas as tecnologias futuras", explicou o Black Forest Labs em seu blog. "Ao disponibilizar nossos modelos para um público amplo, queremos levar seus benefícios a todos, educar o público e aumentar a confiança na segurança desses modelos. Estamos determinados a construir o padrão da indústria para mídia generativa."Estamos animados em anunciar o lançamento do Black Forest Labs. Nossa missão é desenvolver e avançar modelos de aprendizado profundo generativo de última geração para mídia e expandir os limites da criatividade, eficiência e diversidade. pic.twitter.com/ilcWvJgmsX1 de agosto de 2024Como obter e usar o FluxPara aqueles interessados em explorar o Flux, há várias maneiras de acessar e usar o modelo.
Se seu computador for bom o suficiente, você pode baixar e executar o Flux.1 localmente. Além disso, o Flux é um modelo de código aberto e compatível com plataformas multimodelo, o que expande sua disponibilidade significativamente. A plataforma de imagens de IA NightCafe já integrou o modelo Flux.1, permitindo que os usuários comparem suas saídas diretamente com as de outros modelos, como Ideogram e Stable Diffusion 3. Cadastre-se para receber notícias de última hora, análises, opiniões, as melhores ofertas de tecnologia e muito mais.Da mesma forma, Poe oferece uma interface estilo chatbot para gerar imagens usando Flux.1. Para aqueles um pouco mais técnicos, você também pode acessar o Flux.1 por meio do Hugging Face e outros hubs de modelos de IA de código aberto.Você também pode gostar