O TikTok está prestes a tornar-se mais promocional (e irritante)
Por: Moacyr Mello
O TikTok já está sendo criticado por uma série de conteúdo pirateado que recentemente chegou até ele. Aparentemente, os usuários agora podem assistir a filmes ou programas de TV inteiros, cortados em várias partes ou como um todo no aplicativo de mídia social de propriedade chinesa. O que piora seu problema de pirataria é que, sem tentar consertar ou mesmo reconhecer o problema, o TikTok mudou para um recurso totalmente novo para trazer conteúdo protegido por direitos autorais para o aplicativo. Ele se chama Tiktok Spotlight e já foi lançado na plataforma.
O TikTok Spotlight é essencialmente uma jogada de marketing apresentada como uma “nova solução promocional que impulsiona a comunidade” com o objetivo de “[making] é fácil para os estúdios aproveitarem o poder do TikTok para lançamentos futuros e conteúdo de biblioteca”. Com o recurso, os usuários podem facilmente obter todas as informações sobre um filme ou programa de TV que encontrarem no TikTok. Anteriormente, eles teriam que comentar para perguntar sobre esses detalhes.
Na verdade, alguns criadores pulavam intencionalmente informações como essa apenas para que as pessoas pudessem comentar e aumentar o engajamento do vídeo. Com o Tiktok Spotlight, os usuários podem clicar em um link âncora que agora aparecerá nos TikToks onde um filme ou programa é mencionado. Isso os levará a uma landing page para encontrar detalhes como o título, a sinopse e o elenco do filme.
Eles também poderão ver as contas oficiais do elenco e outros TikToks feitos sobre o mesmo filme, o que é outra jogada estratégica da parte do TikTok para fazê-los entrar em uma toca de coelho sem fim. O TikTok Spotlight também conterá um link externo para um serviço de streaming que está exibindo o filme ou, se o filme estiver nos cinemas, incluirá um link para comprar ingressos.
Embora alguns possam achar isso útil, pessoalmente, estou bastante irritado só de pensar nisso. Não consigo deixar de pensar em quanto mais mercadológico o aplicativo vai ficar. Eu já estava um pouco desconfortável em ser inundado com tantos links de produtos que parecia mais uma plataforma de e-commerce do que um aplicativo de mídia social.
Também prefiro a natureza crua e casual do aplicativo e não ter links de âncora incorporados em todos os lugares. Prefiro ficar no escuro sobre a qual filme um TikTok está se referindo do que ter um link invasivo lá com um monte de informações que nunca pedi. Por fim, como mencionado anteriormente, já existe um problema de pirataria bem sério na plataforma que ela precisa descobrir antes de poder passar para novos recursos como esses.
Alguns funcionários do Gizmodo mencionaram que assistiram a filmes e episódios inteiros de programas de TV no TikTok que foram, é claro, carregados ilegalmente e sem permissão de direitos autorais. Apresentar um recurso tão intimamente relacionado a isso sem nunca tentar consertar a bagunça que já existe no aplicativo não faz muito sentido.