Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte, a NASA anunciou na sexta-feira que concederá contratos a sete empresas, incluindo SpaceX e Blue Origin, para estudar como transportar amostras de rochas de Marte de volta à Terra de forma mais barata.
A agência espacial lançou um apelo à indústria em Abril para propor ideias sobre como devolver as rochas de Marte à Terra por menos de 11 mil milhões de dólares e antes de 2040, o custo e o calendário do plano existente da NASA para o Retorno de Amostras de Marte (MSR). Um porta-voz da NASA disse a Ars que a agência recebeu 48 respostas à solicitação e selecionou sete empresas para conduzir estudos mais detalhados.Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte.
Cada empresa receberá até US$ 1,5 milhão por seus estudos de 90 dias. Cinco das empresas escolhidas pela NASA estão entre a lista de grandes empreiteiros da agência, e a sua inclusão nos contratos de estudo não é surpresa. Dois outros vencedores são empresas menores.Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte.
O retorno de amostras de Marte é a maior prioridade da divisão de ciências planetárias da NASA. O rover Perseverance atualmente em Marte está coletando várias dezenas de espécimes de pó de rocha, solo e ar marciano em tubos de titânio em forma de charuto para eventual retorno à Terra.
“O retorno de amostras de Marte será uma das missões mais complexas que a NASA já empreendeu e é fundamental que a realizemos mais rapidamente, com menos riscos e a um custo menor”, disse Bill Nelson, administrador da NASA. “Estou entusiasmado em ver a visão que estas empresas, centros e parceiros apresentam enquanto procuramos ideias novas, excitantes e inovadoras para descobrir grandes segredos cósmicos do planeta vermelho.” Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte.
Quem está dentro? – Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte
A Lockheed Martin, a única empresa que construiu uma espaçonave para pousar com sucesso em Marte, realizará “estudos rápidos de projeto de missão para retorno de amostra de Marte”, de acordo com a NASA. A Northrop Grumman também ganhou um contrato para sua proposta: “Alto TRL (Nível de Prontidão Tecnológica) MAV (Veículo de Ascensão de Marte) Comércio de Propulsão e Projeto de Conceito para Projeto de Missão Rápida MSR.” Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte.
Essas duas empresas foram parceiras no desenvolvimento – Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte
Essas duas empresas foram parceiras no desenvolvimentodo Mars Ascent Vehicle de combustível sólido para a missão existente de retorno de amostras de Marte da NASA. O MAV é o foguete que impulsionará a cápsula contendo os espécimes rochosos da superfície de Marte de volta ao espaço para iniciar a viagem de meses de volta à Terra. O envolvimento da Lockheed Martin e da Northrop Grumman no programa de Marte da NASA, juntamente com o escopo de estudo sugerido na proposta da Northrop, sugerem que eles irão propor a aplicação das capacidades existentes para resolver o programa de Retorno de Amostras de Marte.Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte.
A Aerojet Rocketdyne, mais conhecida como fornecedora de propulsão de foguetes, estudará um veículo de ascensão a Marte movido a combustível líquido de alto desempenho usando o que diz serem “tecnologias de propulsão altamente confiáveis e maduras, para melhorar a acessibilidade e o cronograma do programa”.
A SpaceX, uma empresa com uma visão de longo prazo para Marte, também ganhou financiamento da NASA para um contrato de estudo. Sua proposta de estudo foi intitulada “Habilitando o retorno de amostras de Marte com a nave estelar”. A SpaceX já está projetando o foguete Starship, com financiamento privado, tendo em mente as missões a Marte, e Elon Musk, o fundador da empresa, previu que a Starship pousará em Marte até o final da década.
Musk já perdeu previsões de cronograma antes com a Starship, e um pouso no planeta vermelho antes do final da década de 2020 ainda parece improvável. No entanto, o foguete gigante poderia permitir a entrega a Marte e o eventual retorno de dezenas de toneladas de carga. Um voo de teste bem-sucedido da Starship esta semana provou que a SpaceX está progredindo em direção a esse objetivo. Ainda assim, há um longo caminho a percorrer.Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte.
A Blue Origin, empresa espacial de Jeff Bezos, também receberá financiamento para um estudo chamado “Leveraging Artemis for Mars Sample Return”.
A SpaceX e a Blue Origin têm, cada uma, contratos multibilionários com a NASA para desenvolver a Starship e o módulo de pouso Blue Moon como naves espaciais tripuladas para transportar astronautas de e para a superfície lunar como parte do programa Artemis.Nasa10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte.
Duas outras pequenas empresas, Quantum Space e Whittinghill Aerospace, também conduzirão estudos para a NASA.
A Quantum, que se descreve como uma empresa de infraestrutura espacial, foi fundada em 2021 pelo empresário Kam Ghaffarian, que também fundou a Intuitive Machines e a Axiom Space. Nenhum detalhe é conhecido sobre o escopo de seu estudo, conhecido como “Estudo de Retorno de Amostra de Âncora Quantum Leg Mars”. Talvez a “perna da âncora” se refira ao estágio final do retorno das amostras à Terra, como a âncora em uma corrida de revezamento.Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte.
A Whittinghill Aerospace, com sede na Califórnia, tem apenas alguns funcionários. Ele realizará um estudo rápido de projeto para um veículo de ascensão a Marte de estágio único, disse a NASA.
Ausente na lista de vencedores do contrato estava a Boeing, que pressionou o uso do caríssimo Sistema de Lançamento Espacial da NASA para realizar a missão de retorno de amostras de Marte com um único lançamento. A Boeing, é claro, constrói a maior parte do foguete SLS. A maioria dos outros conceitos de devolução de amostra exige vários lançamentos.
Juntamente com os sete contratos industriais, os centros da NASA, o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) e o Laboratório de Física Aplicada (APL) da Universidade Johns Hopkins também produzirão estudos sobre como completar a missão de retorno de amostras de Marte de forma mais acessível.
O JPL é o centro líder responsável pela gestão do conceito existente da NASA para o retorno de amostras de Marte em parceria com a Agência Espacial Europeia. No entanto, o aumento dos custos e os atrasos levaram os funcionários da NASA a decidir, em abril, adotar uma abordagem diferente.
Nicola Fox, chefe da diretoria científica da NASA, disse em abril que espera que conceitos “prontos para uso” permitam que a agência leve as amostras de volta à Terra na década de 2030, e não em 2040 ou mais tarde. “Este é definitivamente um objetivo muito ambicioso”, disse ela. “Precisaremos buscar algumas novas possibilidades muito inovadoras para um design e certamente não deixar pedra sobre pedra.” Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte.
A NASA usará os resultados desses 10 estudos para elaborar uma nova abordagem para o retorno de amostras de Marte ainda este ano. Muito provavelmente, a arquitetura escolhida pela NASA irá misturar e combinar vários elementos da indústria, dos centros da NASA e da Agência Espacial Europeia, que continua a ser um parceiro comprometido no retorno de amostras de Marte com o Earth Return Orbiter.Nasa 10 Estudos o Retorno de Amostras de Marte.
Deixe um comentário